Bloquear número desconhecido é uma possibilidade, e que muitos usuários querem saber como fazer, já que essas ligações normalmente são indesejadas.
Quando essas medidas são tomadas, é possível se livrar das ligações incômodas, seja de seus contatos ou do telemarketing.
Atualmente, bloquear número desconhecido é uma necessidade para os usuários. Uma das possibilidades é disponibilizada pela própria Anatel, também conhecida como “Não Me Perturbe”, composta por números de empresas que são impedidas de entrar em contato.
Além disso, existem aplicativos que são desenvolvidos com o propósito de bloquear um número desconhecido. Os usuários da Samsung contam com um sistema desenvolvido pela empresa, os os donos bloqueiam o número que deseja entrar em contato.
Se você quer mais dicas sobre telefonia, veja aqui o que o Claro Combo Mais tem pra te oferecer.
Como bloquear número desconhecido?
Muitas pessoas recebem ligações indesejadas diariamente, a maioria delas realizadas por empresas de telemarketing. Mas existem formas para acabar com esse grande incômodo, basta descobrir as formas para bloquear número desconhecido.
Uma das alternativas é desenvolvida pela própria Anatel, que recebe o nome de “Não Me Perturbe”. Trata-se de uma lista de empresas nacionais que têm suas ligações impedidas no momento em que tentam entrar em contato com os usuários.
Vale ressaltar que além da Anatel, o Procon de vários estados e municípios do Brasil oferecem bloqueios de suas próprias regiões. Então, alternativas não faltam para bloquear número desconhecido.
Além disso, existem aplicativos que foram desenvolvidos com esse propósito, como o Whoscall e Truecaller. Os usuários de smartphones da Samsung também são beneficiados com um serviço chamado “Smart Call”, onde é possível bloquear um número que entrou em contato.
Entretanto, nenhuma dessas alternativas é eficiente para bloquear número desconhecido. E, apesar disso, são opções que devem ser exploradas pelos usuários, principalmente para encontrar uma solução curta, mas eficiente.
O que é o “Não Me Perturbe”?
Desenvolvida pela Anatel, o sistema “Não Me Perturbe” é uma alternativa para bloquear número desconhecido. Através dela, os usuários têm a opção de solicitar que várias ligações de telemarketing sejam bloqueadas.
Mesmo que, inicialmente, esse sistema bloqueasse apenas as empresas de telecomunicações, ou seja, a Vivo, Claro, TIM, OI e outras, recentemente algumas instituições financeiras entraram na lista. Algumas exemplos são:
- Banco do Brasil;
- Caixa;
- Inter;
- BMG;
- Santander;
- entre outras.
Para se cadastrar no sistema, basta entrar no site oficial da empresa. Depois disso, o usuário pode informar qual o número de telefone que deseja bloquear, assim como eleger quais são as instituições e prestadoras de serviços que não são mais de seu interesse.
Assim que a solicitação é feita, existe um prazo de 30 dias para que o processo seja finalizado.
E, se mesmo após esse processo as instituições continuarem entrando em contato, é possível fazer um relato do que está acontecendo. Depois que isso for feito, a empresa tem cinco dias úteis para enviar uma explicação. Caso não responda, ela pode receber uma punição.
Um ponto interessante é que o serviço Não Me Perturbe da Anatel bloqueia somente as ligações de telemarketing, ou seja, de oferta de serviços ou produtos. Sendo assim, os usuários continuam recebendo informações relevantes.
Mesmo que a Anatel não tenha desenvolvido um aplicativo próprio para bloquear número desconhecido, ainda é possível ativar facilmente o serviço em seu smartphone. Para isso, basta seguir o passo a passo:
Passo a passo para ativar o modo “Não Me Perturbe”
Para bloquear número desconhecido em seu smartphone, o procedimento para ativar o modo “Não Me Perturbe” é simples e rápido. Basicamente, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiramente, acesse a página oficial do serviço;
- Se ainda não tiver cadastro no sistema, selecione a opção “Quero me cadastrar”;
- Assim que selecionar a opção do cadastro, os usuários devem preencher todas as informações solicitadas corretamente, como nome completo e número do CPF;
- Na sequência, crie uma senha de, no mínimo, oito caracteres, incluindo ao menos uma letra maiúscula, uma minúscula e caracteres especiais;
- Depois disso, faça a leitura e concorde com os termos e condições do sistema;
- Passe pela confirmação que você não é um robô e selecione “Enviar”:
- Um e-mail de confirmação será enviado para a sua caixa de entrada. Basta validar o seu e-mail;
- Depois disso, volte para a página inicial e informe seus dados para acessar a plataforma.
Depois que finalizar o seu cadastro e efetuar com sucesso seu login, siga o passo a passo para bloquear ligações:
- Na página inicial da plataforma, clique na opção “Novo bloqueio”, cadastrando um número de celular;
- Depois disso, digite qual é o número de telefone e selecione quais são as instituições e prestadoras de serviços que deseja bloquear;
- Confirme que você não é um robô e clique em “enviar”;
- Depois de 30 dias, sua solicitação será efetivada com sucesso.
Vale ressaltar que essa é a maneira mais simples e rápida de bloquear ligações indesejadas. Mas existem mais alternativas, incluindo os aplicativos desenvolvidos com esse propósito, como o Whoscall. Basta escolher a melhor opção para você e bloquear!
Deixe um comentário